Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
Todo empreendimento que gera resíduo sólido, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, deverá elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, que identifica a tipologia e quantidade de resíduos gerados, indicando as formas corretas para o seu armazenamento, manejo e destinação final.
Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC)
Assim como o PGRS, esse plano deverá ser elaborado visando estabelecer os procedimentos para o armazenamento, manejo e destinação correta dos resíduos gerados, mas nesse caso, especificamente dos resíduos da construção civil.
Relatório Ambiental Simplificado (RAS)
Em alguns processos de licenciamento ambiental, o órgão ambiental poderá exigir um Relatório Ambiental Simplificado, para analisar a viabilidade da implantação e operação de empreendimentos, ou atividades consideradas potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação ambiental.
Cadastro Técnico do Ibama
O Cadastro Técnico Federal – CTF é obrigatório para atividades potencialmente poluidoras e/ou a extração, produção, transporte e comercialização de produtos perigosos ao meio ambiente, assim como de produtos e subprodutos da fauna e flora brasileira.
Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE)
Para os empreendimentos que geram emissões atmosféricas, é imprescindível a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que tem como objetivo identificar, mapear, e quantificar as fontes de emissão e elaborar o relatório de emissões, com a finalidade de demonstrar a integralidade e a legibilidade das informações levantadas.
Avaliação de Ruído Ambiental
Todo empreendimento deve realizar a medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo e dos níveis internos às edificações provenientes de transmissão sonora aérea ou de vibração da edificação, ou ambos que resultará na elaboração do plano de ação para controle e contenção dos níveis de poluição sonora.
Plano de Logística Reversa
Com aumento de volume de resíduos destinados em aterros sanitários, veio a preocupação de melhores processos de reciclagem. O Plano de Logística Reversa é um procedimento para recolher e dar encaminhamento aos resíduos, visando o reaproveitamento ou destinação correta desses resíduos.
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)
A gestão de resíduos consiste em um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente correta, objetivando a minimização da geração de resíduos, à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
Gestão de Resíduos
A gestão de resíduos consiste em um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente correta, objetivando a minimização da geração de resíduos, à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
Implantação da ISO 14.001
Com objetivo de implantar um Sistema de Gestão Ambiental, a AMBTRI assessora as empresas para alcançar a certificação ISO 14001, que permite demonstrar o compromisso assumido com a proteção ao meio ambiente, através da gestão dos aspectos e impactos ambientais associados à atividade desenvolvida.
Plano de Automonitoramento de Efluentes Líquidos (PAEL)
O plano de automonitoramento faz a gestão dos resultados de análises das amostras obtidas no processo de tratamento de efluentes líquidos e tem como finalidade auxiliar a tomada de decisão para tornar o tratamento eficiente no descarte de águas residuais para o sistema de esgoto público ou corpo receptor.